Guia Manhuaçu

Saúde

09/05/2020

Covid-19: Região soma duas mortes e 27 casos confirmados

REDAÇÃO - A morte de duas pessoas confirmadas para Covid-19 (uma em Manhuaçu e outra em Alto Jequitibá) e o aumento de casos confirmados colocam moradores em alerta. Os números mostram que o coronavírus, que muitas pessoas não acreditavam, chegou nas cidades da região. São 27 casos confirmados até sexta (se consideramos os três novos divulgados pela Prefeitura de Manhuaçu).

BOLETIM DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE

O informe desta sexta da Superintendência Regional de Saúde, que abrange 34 municípios, sendo 11 cidades da região de Carangola e 23 cidades da região de Manhuaçu, soma 24 casos confirmados (até a tarde de sexta). Oito óbitos foram descartados e dois confirmados.

Os casos confirmados até a tarde desta sexta eram:

6 casos confirmados em Manhuaçu 

5 casos confirmados em Espera Feliz

2 casos confirmados em Carangola

2 casos confirmados em Alto Jequitibá

1 caso confirmado em Pedra Dourada

1 caso confirmado em Tombos

1 caso confirmado em Fervedouro

1 caso confirmado em Mutum

1 caso confirmado em Faria Lemos

1 caso confirmado em Lajinha

1 caso confirmado em Santa Margarida

1 caso confirmado em Divino

1 caso confirmado em São João do Manhuaçu

MANHUAÇU

O boletim epidemiológico de Manhuaçu divulgado na noite desta sexta-feira, 08/05 pela Prefeitura Municipal, confirma o aumento do número de casos para nove. Ele soma os três primeiros confirmados e que já são considerados curados.

Entre os nove resultados positivos, um dos casos é o falecimento de um morador de Manhuaçu dias atrás, que estava em investigação. A causa da morte foi confirmada para Covid-19.

Além desses resultados, são 218 notificações de casos em investigação. Cem casos foram descartados pois tiveram resultados negativos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu disponibilizou o atendimento automatizado pelo WhatsApp do Tele Covid-19, no número (33) 3331-3063. O objetivo é facilitar o acesso as informações sobre Coronavírus e auxiliar a população quanto as medidas corretas aos primeiros sintomas.

HOSPITAL CÉSAR LEITE

A fim de dar transparência aos atendimentos, o Hospital César Leite divulga boletim sobre a Unidade Covid-19, que é uma área totalmente isolada para tratamento dos casos da Covid-19.

É importante ressaltar que os pacientes são de diversas cidades.

Até a noite desta sexta, o HCL tinha dez pacientes internados nessa unidade. Desse total 7 estão na UTI Covid-19 (sendo três já com resultado confirmado) e três na enfermaria em isolamento.

Até agora, o HCL atendeu 25 pacientes, sendo 16 com resultados negativos e cinco casos confirmados (3 que continuam internados) e dois que faleceram (um de Alto Jequitibá e um de Manhuaçu).

ALTO JEQUITIBÁ

A Secretaria Municipal de Saúde de Alto Jequitibá confirmou na manhã desta sexta-feira (08/05) o primeiro óbito por coronavírus (covid-19) do município.

A vítima do sexo masculino, 80 anos, encontrava-se internada na UTI COVID – 19, no Hospital César Leite em Manhuaçu.

Os familiares e contatos do paciente já foram orientados, isolados do convívio social e estão sendo monitorados pela Equipe de Saúde da Família.

De acordo com o boletim de quinta-feira, Alto Jequitibá tem outro caso confirmado. Trata-se de paciente com exame confirmado, assintomático e encontra-se em isolamento domiciliar, sendo monitorado pela Equipe de Saúde da Família. Outro caso aguarda resultado de exame.

Nove casos suspeitos. São pacientes com sintomas gripais (febre e pelo menos um sintoma respiratório) que não se enquadram para coleta de teste.

SÃO JOÃO DO MANHUAÇU

Segundo a Prefeitura de São João do Manhuaçu, até esta sexta, o município conta um caso confirmado (que está internado no Hospital César Leite) na Unidade Covid-19.

O boletim ainda detalha nove casos descartados e um aguarda resultado. Dois casos permanecem em observação em isolamento em casa.

LAJINHA

Segundo o Boletim da Prefeitura de Lajinha, desta sexta, a cidade tem um caso confirmado. No total, foram 61 notificações: sendo 55 casos suspeitos, 1 confirmado e 5 descartados.

Dos registros acompanhados, a Secretaria de Saúde de Lajinha informa que 40 foram liberados após quarentena e 15 continuam em isolamento em casa.

MARTINS SOARES

O último boletim de Martins Soares, datado de quinta-feira, consta um caso suspeito apenas.

SIMONÉSIA

O boletim de Simonésia, de quinta-feira, informa 26 casos suspeitos e quatro descartados após exame.

MUTUM

O boletim de Mutum informa 43 casos suspeitos, 91 descartados, 01 confirmado e 13 sob observação.

MANHUMIRIM

De acordo com o boletim divulgado na quinta, em Manhumirim são 13 casos investigados, 3 suspeitos mantidos em isolamento e 10 já foram descartados.

Redação do Portal Caparaó / Foto Amazônia Real