Guia Manhuaçu

Polícia

03/05/2020

Com suporte da atendente virtual Frida, PC e PM prendem agressor de mulher em Manhuaçu

MANHUAÇU (MG) - Ação conjunta entre a delegacia da mulher de Manhuaçu (da Polícia Civil) e a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) da Polícia Militar prende homem e evita possível crime de feminicídio. A atendente Virtual FRIDA foi essencial na ação.

Na manhã desta sexta-feira, 1º de maio, uma moradora de Manhuaçu solicitou, via atendente virtual - FRIDA - da Delegacia de Atendimento e Proteção à Mulher – DEAM – atendimento urgente. Ela relatou que seu ex-companheiro estava fazendo graves ameaças de morte e tentava arrombar a residência em que mora.

A vítima possui uma medida protetiva expedida pelo Poder Judiciário em sua proteção que proibia a aproximação do agressor. Mesmo assim permaneciam as ameaças em flagrante violação à ordem legal.

Através do serviço de Atendimento Virtual pelo whatsapp, de nome FRIDA, a vítima enviou sua localização, cópia da decisão de medida protetiva, foto do agressor e prints de mensagens ameaçadoras. Em questão de poucos minutos, a Atendente Virtual passou a ser operada pela Escrivã de Polícia Ana Rosa, Policial Civil, que acionou a “Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica” PPVD). A patrulha é formada por uma equipe da PM em interação com a DEAM da PCMG para troca diária de informações.

Imediatamente os militares da PPVD foram acionados. A Cabo Tereza e o Sargento Marco (ambos estavam de folga) repassaram as informações para o COPOM e a equipe formada pelos policiais militares Sargento Assis, Sargento Ageu, Cabo Leonardo e Cabo Sabrina compareceram à residência da vítima indicada pelo GPS e confirmaram as ameaças.

O autor tentou fugiu por um matagal, mas foi perseguido e acabou capturado na residência do pai dele.

Apresentado à Delegacia da PCMG de Plantão em Manhuaçu, o agressor foi ouvido e autuado em flagrante de pelos crimes de descumprimento de medida protetiva e ameaça praticados contra a ex-companheira. Como descumpriu a medida, o agressor não sairá mediante fiança.

É importante que as mulheres saibam como acionar às polícias em casos como de violência doméstica. Para acionamento da Atendente Virtual da DEAM via aplicativo Whatsapp é só cadastrar o número (31) 99410-0807.

Redação do Portal Caparaó