Guia Manhuaçu

Geral

24/04/2020

Bispo de Caratinga prorroga decreto e celebrações comunitárias permanecem suspensas

CARATINGA (MG) - Na última sexta-feira, 17 de abril, o bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, emitiu documento em que prorroga por tempo indeterminado o Decreto editado em 19 de março, quando o bispo suspendeu por 30 dias as celebrações comunitárias na diocese.

“Diante da situação em que não há ainda controle da pandemia, sendo necessário o isolamento social e que sejam evitadas as aglomerações de pessoas, determinamos que seja prorrogado, por tempo indeterminado, o decreto dado anteriormente”, escreveu o bispo, destacando ainda que a decisão visa proteger a vida e, principalmente, a dos mais vulneráveis, frente à pandemia de Coronavírus.

Ordenações agendadas

No mesmo documento em que o bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira, prorrogou por tempo indeterminado a realização de celebrações comunitárias, em razão da pandemia de Coronavírus, o bispo fez um esclarecimento com relação a possibilidade de se realizar as ordenações diaconais e presbiterais, dos candidatos já aprovados, em uma celebração reservada, restrita a um número pequeno de participantes.

Conforme escreveu dom Emanuel, a ordenação diaconal dos cinco seminaristas (Higor, Malvino, Sebastião, José Geraldo e Erasmo), já anteriormente agendada para o dia 17 de maio na Igreja Matriz de São João Batista, de São João do Manhuaçu, fica confirmada para a mesma data. “Porém, sem a presença dos fiéis e com a participação somente do clero e de familiares mais próximos dos candidatos”, explicou.

O bispo lembrou ainda da ordenação presbiteral dos diáconos Adriano e Leonardo, agendadas para o dia 3 de maio, em Martins Soares, e 7 de junho, em Caratinga, respectivamente. De acordo com o documento, as datas ficam suspensas e a ordenação presbiteral dos dois diáconos será realizada juntamente com a ordenação diaconal, no dia 17 de maio, em São João do Manhuaçu.

“Essas ordenações (diaconal e presbiteral) só serão adiadas se houver um recrudescimento da pandemia do Coronavírus em nossa região, de tal forma que seja necessário o adiamento”, concluiu dom Emanuel.

Assessoria de Imprensa da Diocese de Caratinga