Guia Manhuaçu

Cidades

01/02/2020

DNIT age rápido e corrige erosão no viaduto de Reduto

REDAÇÃO - O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) concluiu nesta sexta, 31/01, a manutenção do viaduto na BR-262, em Reduto.

O Supervisor do DNIT, Robson Carlindo Santana Paes, esteve no local na quinta-feira e determinou que as providências fossem adotadas. Funcionários e máquinas do DNIT atuaram na manhã de sexta e, durante a tarde, o trânsito foi normalizado no local, km 29 da BR-262.

“Nos últimos seis meses, fizemos uma reestruturação completa do viaduto, mas o que ocorreu foi no encabeçamento. A água entrou e começou a lavar um dos apoios e levar sedimentos. Foi feito rip-rap em cima do muro de gabião para encher de material e compactar para dar o apoio que o viaduto tem que ter”.

Moradores e usuários da BR ficaram preocupados após um vídeo se espalhar nas redes sociais informando sobre as condições do viaduto.

ESTRADAS

Desde o início das chuvas, na semana anterior, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que é comandado pelo supervisor Robson Santana, realizou inúmeras ações nas estradas da região em decorrência das chuvas e agiu rápido para manter a fluidez do trânsito.

Foi registrada queda de barreira no km 24 da BR-262/MG, próximo a Reduto – Martins Soares, que deixou a pista interditada. O material foi totalmente retirado em menos de seis horas do ocorrido, no último dia 25.

Outras ocorrências desta natureza foram registradas no km 115 da BR-262/MG, com limpeza realizada no mesmo dia; no km 593 da BR-116 próximo ao distrito de Realeza; km 520, próximo a Santinha, na BR-116; BR-474, kms 33, 38, 51 e 157. Todas as barreiras foram retiradas no mesmo dia e liberada a pista.

Ainda foi constatada erosão nos Kms 81 e 89 da BR-262, sendo devidamente isolado e sinalizado. Houve interdição da BR-474, mata do Feliciano Miguel Abdala. “A BR-474 ficou fechada por algumas horas de domingo a noite até a manhã de segunda devido às cheias do Rio Manhuaçu. Voltou a trafegar normalmente na manhã da última segunda-feira”, frisou Robson.

Robson ainda destacou que as ações realizadas pelo Departamento amenizaram os transtornos aos usuários das vias. “Importante ressaltar que fizemos um trabalho preventivo de limpeza de todos os dispositivos de drenagem, o que possibilitou que os danos não fossem maiores. Também deixamos todas as nossas equipes de plantão para atuar imediatamente que os problemas fossem aparecendo”.

Em Manhuaçu, Robson também esteve vistoriando o trecho em frente à Receita Federal, que está sinalizado devido à queda de manilhas e barranco. O local passará por obras rapidamente.

MG-111

Já o trecho da MG-111 - Reduto a Martins Soares, de responsabilidade estadual, a informação do DEER-MG é que a ponte dos Gama deverá ser liberada na noite de segunda-feira, 03/02.

Na quarta-feira choveu no local, atrasando a concretagem, com isso o DEER terá que esperar a cura do concreto para fazer o aterro no encabeçamento da ponte. Na segunda, será feita a finalização do serviço e, à noite, já vai estar liberada, se tudo ocorrer conforme planejado.

Carlos Henrique Cruz - Redação do Portal Caparaó