Guia Manhuaçu

Cidades

29/01/2020

80% do município de Taparuba foi atingido pela enchente, diz Defesa Civil

TAPARUBA (MG) - As fortes chuvas na região atingiram 80% da população de Taparuba (na região de Ipanema), segundo a Defesa Civil. O município foi atingido por uma enchente causada pelo transbordamento do Rio José Pedro.

De acordo com a Defesa Civil, não houve registros de feridos na cidade, somente danos materiais. Dos atingidos, 60% perderam todos os bens. A cidade decretou situação de calamidade pública nesse domingo (26) e cerca de 1.300 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas.

Equipes da prefeitura fazem a limpeza das ruas e prestam atendimento médico à população afetada. Ainda de acordo com a Defesa Civil, a água do rio abaixou, mas ainda há pontos da cidade alagados em razão da rede pluvial.

Informou ainda que agentes e engenheiros estão avaliando as residências atingidas pela água, para analisar se autoriza ou não o retorno dos moradores para os imóveis.

O prefeito de Taparuba Joaquim Calos da Silva reuniu na tarde de segunda-feira (27), com órgãos e autoridades do município e região. Na ocasião, o prefeito apresentou os dados levantados até o momento pelo poder executivo, referentes aos estragos causados pela enchente que atingiu a cidade.

O objetivo do encontro foi traçar estratégias emergenciais para a resolução dos problemas, reconstrução da cidade e mapear os estragos causados pela enchente.

Na reunião também foram apresentadas medidas de prevenção contra contaminação de doenças, já que o momento é de limpeza.

Engenheiros trabalham na avaliação de todas as casas atingidas, no qual está sendo feito um levantamento detalhado das estruturas das residências atingidas, podendo ser elas interditadas ou não.

Em caso de aparência de rachaduras, portas emperradas, pode ser um sinal que a casa foi comprometida e requer uma avaliação dos engenheiros e defesa civil.

Desde os primeiros momentos de caos na cidade, a Policia Militar tem realizado um grande trabalho nos resgates dos moradores atingidos. Também têm alertado o tempo todas as medidas a serem tomadas pela população.

Portal Ipanema com informações G1 dos Vales