Guia Manhuaçu

Polícia

14/01/2020

11º Batalhão de Polícia Militar comemora redução de índices criminais em toda a região

MANHUAÇU (MG) - Durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 14/01, o Major Agnaldo Schuab, atualmente respondendo pelo Comando do 11º Batalhão de Polícia Militar, apresentou os resultados atingidos em 2019. A unidade da PMMG em Manhuaçu tem a melhor taxa de reação imediata do estado e figura em primeiro lugar na área da regional de Ipatinga no combate aos crimes violentos, redução do número de furtos, maiores resultados na recuperação de veículos furtados e nas apreensões de armas de fogo. No entanto, o aumento do número de homicídios é apontado como um desafio a ser combatido.

O Major Schuab explicou que foi realizada a primeira reunião de GDO (Gestão do Desempenho Operacional) com todos os comandantes das 24 cidades da região do 11º BPM para avaliar os índices de desempenho operacional em 2019 e discutir as metas para 2020.

O subcomandante do Batalhão ressaltou os excelentes números atingidos pela Unidade PM, que resultam do trabalho diário de cada policial militar. "Estes números colocam em evidência a excelência dos profissionais do 11° Batalhão, que não medem esforços para proporcionar a comunidade de Manhuaçu e região uma segurança pública de qualidade", ressaltou o oficial.

TAXA DE RESPOSTA

O 11º Batalhão de Polícia Militar tem a melhor Taxa de Reação Imediata no estado de Minas Gerais. “Isso significa que oito em cada dez autores foram presos. A taxa de reação foi de 88,05% em prisões de autores de crimes violentos. Foram 302 autores de crimes violentos presos”, pontuou o oficial.

O batalhão de Manhuaçu ficou em sétimo lugar no estado em apreensões de armas de fogo. Se considerarmos a área da 12ª Região da Polícia Militar, foi o primeiro colocado. A frente das unidades de Caratinga, Ipatinga, Coronel Fabriciano, João Monlevade, Itabira e Ponte Nova. “Houve um aumento de 24,4% nestas apreensões. Foram 438 armas de fogo apreendidas. Sendo atingido um índice de 67,08% em apreensões de armas utilizadas em crimes.

No geral, conforme os números e gráficos apresentados, o 11º é o Batalhão da 12° Região que possui os melhores resultados em quase todos as metas.

O número de crimes violentos sofreu uma redução de 22%. Os furtos também caíram 16.2% em comparação com 2018.

Como prova também do bom planejamento e execução de operações e ações da Polícia Militar, o combate ao tráfico de drogas aumentou 10%. Foram 382 registros em 2018 e 422 em 2019.

A taxa recuperação de veículos furtados também foi expressiva. De 204 veículos, 77,9% foram recuperados (159 veículos).

Para chegar a esses números, nas 24 cidades foram realizadas ao longo de 2019 3.565 operações de repressão; 20.684 operações preventivas, 61 operações da Lei Seca e mais de 60 reuniões comunitárias.

O batalhão também soma o maior número de prisões realizadas nos últimos cinco anos, considerando todos os tipos de prisões. Aumento na quantidade de prisões de 10,25% de 2015 a 2019. Foram 6.809 no ano passado.

HOMICÍDIOS

O problema que o 11° Batalhão enfrenta atualmente está relacionado a ocorrência de homicídios consumados, com um aumento de 9,4% em quantidade de vítimas, de 64 vítimas em 2018 para 70 em 2019 em toda a região.

“Com ações de inteligência e acompanhamento de cada crime ocorrido, que geralmente estão relacionados ao tráfico de drogas, a Unidade busca reduzir estes dados para o ano de 2020”, afirma o Major Schuab, pontuando que novas ações já estão sendo implementadas e que contarão com a parceria com a Polícia Civil, Poder Judiciário e Ministério Público.

Ao longo da entrevista, o oficial também destacou outras medidas implementadas pelo Comandante Tenente-coronel Franco, como a integração com as unidades vizinhas (batalhões de Caratinga e Muriaé) e Ibatiba (ES), o projeto de expansão do COPOM, a ampliação da rede de rádio na região e atividades desenvolvidas pela PMMG na região.

No encerramento, o Subcomandante, Major Schuab ressalta que "a comunidade de Manhuaçu e região pode contar com sua Polícia Militar, pois continuaremos firmes no combate à criminalidade. Acreditem e confiem no serviço da Polícia Militar. Estamos prontos para atender à população".

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br