Guia Manhuaçu

Polícia

31/10/2019

Polícia Federal deflagra operação Falsário

CARATINGA (MG) - Na manhã de quinta, 31/10, foram cumpridos dois mandados judiciais de busca e apreensão em Caratinga. A Polícia Federal requereu, em inquérito policial já em andamento, os mandados para apurar o crime de falsificação de sinal público e foram expedidos pela Vara da Justiça Federal em Manhuaçu.

O cumprimento contou com o apoio do IBAMA e ocorreu na cidade de Caratinga, onde foram encontradas, em branco, anilhas de identificação de pássaros, as quais passarão por perícia.

As anilhas identificadoras dos passeriformes foram instituídas pelo IBAMA como forma de autenticar a regularidade da manutenção de pássaros em cativeiro. O material falsificado, ora apreendido, seria utilizado para legitimar fraudulentamente animais capturados na natureza, permitindo a sua comercialização irregular.

Foram também apreendidos três pássaros anilhados que não integravam o plantel do criador. O que caracteriza a prática dos crimes ambiental e de falsidade ideológica por omissão de dados em sistema de cadastro de passeriformes.

O criador foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Governador Valadares, para a formalização da prisão. Se condenado, poderá cumprir até 6 anos de reclusão.