Guia Manhuaçu

Geral

30/04/2019

Diocese conta com quatro novos diáconos na região

CARATINGA (MG) - No último domingo, 28 de abril, o Santuário de Adoração, em Caratinga, ficou lotado para a celebração eucarística com rito de ordenação diaconal dos seminaristas Adriano da Silva Barros, Antônio de Sousa Alves, Leonardo Augusto Lucas Pinto e Michel Gomes Pereira.

A celebração eucarística, presidida por dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo diocesano de Caratinga, contou com a presença de muitos leigos de diversas paróquias da diocese, seminaristas e religiosas, além de dezenas de presbíteros dos cleros diocesano e religioso que a concelebraram.

Durante a homilia, dom Emanuel cumprimentou os seminaristas que seriam ordenadores naquela celebração, saudando também suas famílias. O bispo manifestou sua alegria ao ordenar quatro diáconos para a diocese e fez uma reflexão sobre o ministério diaconal, valorizando a dimensão do serviço.

Ao final da celebração, um nos novos diáconos, Adriano, agradeceu a cada um que de modo especial participou direta ou indiretamente para a realização desse sonho. “Peço a todos que continuem rezando por nós para que sejamos perseverantes no seguimento a Jesus Cristo até o fim. Um abraço a todos que acreditaram em nossa vocação, obrigado”, disse.

Conheça um pouco sobre os novos diáconos

Adriano da Silva Barros: Natural da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Martins Soares, iniciou seu processo vocacional na congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, em 2008. Em 2014 foi enviado para o estágio pastoral na Paróquia Santo Anastácio em Tamboril, diocese de Crateús-CE. Em 2018, após ser admitido no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, realizou estágio pastoral na Paróquia São Judas Tadeu, do bairro Limoeiro, em Caratinga. Seu ministério diaconal será exercido na Paróquia de São Simão, em Simonésia.

Antônio de Sousa Alves: Natural da Paróquia de Santo Estevão, de Iapu (comunidade São Sebastião, Bugre. No ano de 2015 fez seu estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em São Domingo das Dores. Em 2016, estagiou na Paróquia Santa Helena, em Caputira. No ano de 2017 desenvolveu seu estágio na Paróquia São Sebastião, em Inhapim. Em 2018 trabalhou na Paróquia São João Batista, em São João do Manhuaçu. Seu ministério diaconal será exercido na Paróquia de Nossa Senhora da Penha, de Pocrane.

Leonardo Augusto Lucas Pinto: Filho da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Caratinga, realizou seu estágio pastoral nas paróquias Senhor Bom Jesus, em Caratinga (2015); Nossa Senhora da Conceição, em Caratinga, (2016); Santo Antônio de Pádua, em Ipanema (2017); e São Francisco de Assis, em São Francisco do Glória (2018). Seu ministério diaconal será exercido na Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Caratinga.

Michel Gomes Pereira: Natural da Paróquia São Sebastião, de Orizânia (criada em 2014), realizou seus trabalhos pastorais nas paróquias de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Minas (2015); São Sebastião, em Sacramento (2016); Santa Bárbara, de Santa Bárbara do Leste (2017); e São Luís Gonzaga, de Luisburgo (2018). Seu ministério diaconal será exercido na Paróquia de São Manuel, de Mutum.

Cláudio Geraldo - Diocese de Caratinga