Guia Manhuaçu

Geral

03/03/2017

Polícia Militar abre inscrições para 416 vagas de soldados em cidades do interior do Estado

REDAÇÃO - Os interessados em seguir carreira militar têm até 29 de março para se inscreverem. As inscrições são feita pelo site www.policiamilitar.mg.gov.br/crs. O valor da taxa de inscrição é de R$122,95. O concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) destinado a selecionar candidatos para o Curso de Formação de Soldados (CFSd) oferece 416 vagas, sendo 374 para o sexo masculino e 42 para o sexo feminino. Na área do 11º BPM para fazer o curso em Manhuaçu são 90 vagas (81 masculinas e 9 femininas).

As vagas são distribuídas para a 5ª, 7ª, 11ª, 12ª e 14ª Regiões de Polícia Militar (RPM) sediadas no interior do Estado. A remuneração básica inicial do soldado 2ª Classe da PMMG é de R$ 3.278,74. Os principais requisitos são: possuir nível superior de escolaridade; estar quite com as obrigações eleitorais e militares; ter entre 18 e 30 anos até a data da inclusão, prevista para o dia 1º de novembro; possuir idoneidade moral; ter altura mínima de 1,60m; e ter sanidade física e mental.

No ato da inscrição, o candidato deve imprimir a guia do DAE (Documento de Arrecadação Estadual), para pagamento da taxa de inscrição nas agências do Banco do Brasil, HSBC – Banco Múltiplo S.A, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Sicoob, Itaú, Mercantil do Brasil ou Santander. Poderá ser pago também nos correspondentes bancários: Mais Brasil, Banco Postal e Casas Lotéricas.

O pagamento deverá ser feito até o final do expediente bancário do dia 30 de março (a inscrição via internet somente será efetivada após o pagamento da taxa). Após o término das inscrições, o candidato deve acessar novamente o site www.policiamilitar.mg.gov.br/crs para a comprovação da efetivação de inscrição. O processo seletivo consiste em duas fases, sendo a primeira de provas objetiva e dissertativa e a segunda de Avaliações Psicológicas, Teste de Capacitação Física (TCF), Exames de Saúde (preliminares e complementares) e Exame Toxicológico.

As provas (objetiva e dissertativa) serão aplicadas em Belo Horizonte, em 07 de maio, com início previsto às 08h30. O concurso se encerra com a publicação do resultado final e respectiva homologação, com consequente convocação para matrícula. A matrícula no curso de formação implica a posse imediata no cargo, fazendo jus a todos os direitos legais dos militares.

O CFSd terá duração de 09 meses, com início previsto para 1º de novembro de 2017 e término em agosto de 2018, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasses após as 18h, inclusive, aos sábados, domingos e feriados. O soldado 2ª Classe fará jus, durante o período do curso, à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme a legislação em vigor.

Concluído com aproveitamento o CFSd e satisfeitas as exigências legais, referentes à promoção, previstas no Estatuto dos Militares, o soldado 2ª Classe será promovido a soldado 1ª Classe, segundo a ordem de classificação no curso, e será movimentado de acordo com a necessidade e conveniência administrativa, em quaisquer cidades pertencentes às 5ª, 7ª, 11ª, 12ª e 14ª Regiões da Polícia Militar.