Guia Manhuaçu

Política

02/01/2017

Em discurso de posse, Cici anuncia investimentos e fala dos desafios da Prefeitura de Manhuaçu

MANHUAÇU (MG) - Em discurso emocionado na noite deste domingo, a nova prefeita de Manhuaçu Cici Magalhães se disse confiante e prometeu dedicação, revelando que vem trabalhando desde a eleição em busca de recursos para o município. Sua fala na cerimônia de posse pontuou investimentos já garantidos e que serão iniciadas importantes obras, mas que é preciso começar de imediato pelo básico, como limpar a cidade e tapar os inúmeros buracos.

“Estou aqui neste primeiro dia do ano, imensamente grata pela confiança desse maravilhoso povo de Manhuacu, e consciente dos grandes desafios que temos pela frentete da enorme responsabilidade de resgatar o brilho e a alegria da nossa cidade. Agradeço a todos pelo apoio, incentivo e carinho que recebi durante toda essa caminhada. Que foi longa...

Tenho exata noção da minha responsabilidade neste momento. A partir de hoje minha dedicação à nossa querida Manhuacu será total. Vou trabalhar incansavelmente para cumprir os compromissos que assumi com a população. Sei que não vai ser fácil. Mas, uma coisa posso garantir a vocês, não tenho medo de desafios. Aliás, tenho convicção de que são os desafios que nos fazem avançar”.

Cici Magalhães ainda falou que nada será fácil, tampouco rápido. Cabe a nós o dever de exercer este mandato com nobreza e trabalho duro. Mas não estou aqui para iludir ninguém. Não vou prometer soluções milagrosas ou criar falsas expectativas. Os problemas da cidade não serão resolvidos da noite para o dia. As conquistas - nós sabemos - não caem do céu... não são servidas em bandeja de prata.

As conquistas, para acontecerem, precisam de muito trabalho, muito planejamento, muita dedicação... e, também, de algum sacrifício. Não vou deixar de tomar medidas duras, mas que serão necessárias para tirar a nossa cidade da situação que ela se encontra.

Algumas vezes é preciso tomar um remédio amargo agora para trazer resultados no futuro.

Então, quero dizer a vocês que tudo tem o seu devido tempo. Quem tira seu sustento da terra sabe que existe um tempo de arar... plantar... regar... e aí sim vem o tempo da colheita.

Os primeiros meses da nossa gestão vão ser de muito trabalho duro, de medidas austeras, mas ainda de pouco para colher. É preciso ter alguma paciência. Não podemos atropelar as etapas que, necessariamente, precisamos percorrer. Quero ser cobrada pelo que fiz em meu mandato, não pelo que fiz em 100 dias, seis meses ou um ano. Mas, reafirmo, em seu tempo, nossos compromissos assumidos serão cumpridos.

E para avançar de verdade, para colocar a nossa cidade no eixo, vou precisar do apoio de todos vocês. Ninguém faz nada sozinho, muito menos administrar uma cidade do tamanho e da complexidade de Manhuacu. Precisamos fazer um amplo pacto pela reconstrução do nosso município. Um pacto que consiga unir partidos, ideologias, classes sociais, setores produtivos e crenças. E nesse pacto, o exemplo tem de vir primeiro de nós, políticos.

A eleição acabou. É hora de descer do palanque. Não vamos governar fazendo política partidária, pensando nas próximas eleições. Não vamos admitir que se negocie o futuro da nossa cidade em troca de favores e vantagens políticas. Podem ter certeza, em nosso governo os interesses do município vão estar sempre em primeiro lugar. Quero fazer um governo da inclusão, da transparência”.

UNIÃO

Durante sua fala na cerimônia de posse, Cici Magalhães afirmou que este será um tempo de união. “Serei Prefeita não apenas dos que votaram em mim e no Renato. Serei prefeita de todos os Manhuacuenses. Os grandes desafios que temos pela frente exigem, transparência, espírito publico e capacidade de unir a sociedade.

“Sem dúvida, a nossa primeira grande tarefa vai ser colocar ordem na casa, cuidando dos problemas imediatos... problemas que nós vamos enfrentar um por um a partir de agora. Muitas vezes, são coisas simples, mas que, somados, estão transformando a nossa cidade num verdadeiro caos. É o lixo nas ruas. São os buracos É o posto de saúde que não funciona adequadamente. E eu poderia ficar aqui enumerando ainda diversos problemas que estão se acumulando e dificultando a vida das pessoas. Então a primeira coisa é enfrentar essas questões e resolvê-las.

Arrumar a casa é o nosso compromisso número um. Mas precisamos ir além disso. Um prefeito não pode se contentar apenas em ser um mero administrador, ser um simples cumpridor de tarefas que vai resolvendo os problemas cotidianos à medida que eles vão surgindo. Temos de nos destacar cada vez mais como cidade polo sede de uma microrregião. Precisamos desempenhar nosso papel de articulação política e pensar em conquistas que irão beneficiar toda nossa região. Plantar sementes hoje que possam dar frutos no futuro.

Daqui a quatro anos, quero ser cobrada pelos meus compromissos assumidos com a população. Quero uma cidade que não traga tanto desconforto no trânsito, dando melhores condições aos moradores também das cidades vizinhas que nos ajudam a gerar emprego e renda.

Queremos uma administração muito mais próxima da população, com a implantação de uma gestão participativa. Não podemos aceitar como normal que a prefeitura leve semanas, às vezes meses, para resolver pequenos problemas que tanto atrapalham o dia a dia do cidadão”.

Um dos temas mais discutidos durante sua campanha será prioridade: a saúde. Durante o discurso, Cici Magalhães explicou que haverá mudanças significativas para atender melhor a população: “Vamos começar pela atenção básica, que é fazer com que as unidades de saúde que já existem tenham foco na prevenção e tratamento, evitando internações hospitalares. E vamos começar pelas localidades mais carentes. Que tenham médicos, medicamentos e equipamentos funcionando.

A partir daí, vamos reestruturar a UPA, melhorar a assistência famaceutica, investir em especialidades e aumentar consideravelmente o numero de leitos do Hospital César Leite.

Aliás, recebemos com muita felicidade a notícia de que o deputado João Magalhães conseguiu 5,2 milhões para o novo prédio do HCL. É fruto já do nosso governo”.

RECURSOS GARANTIDOS

Cici Magalhães ainda reforçou que nos momentos de crise é que surgem novas oportunidades para virar o jogo e alcançar grandes conquistas.

“Já temos garantidos os recursos para quatro creches que irão atender mais de mil crianças, uma aqui próximo ao CAIC, outra em Vilanova, Santo Amaro e Sacramento.

Temos também recursos para uma quadra poliesportiva em Ponte do Silva e outra em Realeza.

Há recursos para construir uma UBS em Vilanova e outra em Dom Corrêa. E já para 2017 recursos para uma UBS em Santo Amaro e outra no Engenho da Serra.

Verbas também para a construção de um armazém de beneficiamento de café em Sacramento destinado a agricultura familiar. Obra de mais de 1 milhão e 600 mil reais.

Iremos construir a Escola Infantil em São Pedro do Avai, obra também de mais de um milhão de reais.

Muitas outras vamos buscar, mas tudo isso só esta sendo possível através do trabalho do deputado João Magalhães e do Deputado Federal Subtenenete Gonzaga que é filho desta terra. Obrigada Joãozinho, aos familiares do Gonzaga aqui presentes, levem o agradecimento do povo de Manhuacu”.

MANHUAÇU TEM JEITO

Para a nova prefeita de Manhuaçu, chegou a hora em que as palavras terão um valor fundamental, pois a administração pública não pode ser exercida sem o diálogo. Mas acima de tudo, agora é a hora da ação. É hora de arregaçar as mangas e colocar o discurso em prática. É hora de trabalhar duro e tornar o sonho possível.

“Durante a campanha, nós vamos criando esperança e confiança nas pessoas. Isso é muito serio, não podemos brincar e nem criar falsas expectativas. Eu me lembro uma noite, já tarde,na semana das eleições, algumas crianças na faixa de nove, dez anos, no Bairro Matinha começaram a conversar comigo sobre nosso programa eleitoral de rádio onde elas ouviram o dialogo de duas crianças, de que Manhuacu tem jeito, pode confiar! Aí elas me disseram que lá não tem uma área de esportes, não tem uma pracinha, enfim, falta tudo. Sentada no meio fio eu disse a elas que se fosse eleita, eu iria me esforçar muito para melhorar o bairro onde elas moram. Nunca vou me esquecer estas ultimas palavras: ‘A gente confia em você Cici, Não decepciona a gente por favor’.

É isso, uma cidade é feita de gente. Não podemos nos esquecer disso. São momentos como esses que mudam a gente por dentro.

Nosso governo não vai ter medo do contato com o povo e da poeira. O que não pode é passarmos a campanha inteira nas localidades mais carentes em busca de votos e depois nos escondermos no conforto do ar condicionado dos gabinetes. Governar é construir políticas publicas pensando no bem comum.

Aos representantes legítimos do povo, nossos 17 vereadores, fica a garantia de uma relação respeitosa da autonomia e importância do Legislativo Municipal, de fundamental importância para os desafios a serem enfrentados.

Quero agradecer ao meu vice, meu amigo e parceiro Renato da Banca. Conto com você Renato.

Quero agradecer de modo especial aos meus familiares, meu marido Alexandre, meus filhos Luigi e Luisa.Por amar, respeitar e apoiar as minhas decisões . Mas não posso deixar de prestar aqui uma homenagem mais que merecida, ao meu irmão João Magalhães. Você Joãozinho, além de irmão, e o maior amigo que tenho. Você e minha alma gémea. Obrigada pela confiança.

Foi uma longa caminhada até aqui. Uma caminhada que começou nas ruas. Nasceu do diálogo com o povo. E, apesar de reconhecer o tamanho das dificuldades, eu percebi também que as pessoas tinham esperança no coração. Não posso e não vou decepcionar essas pessoas. Podem ter certeza, cada abraço, cada gesto, cada palavra de incentivo, segue agora comigo. E quero oferecer os próximos quatro anos da minha vida a vocês.

Eu prometo a vocês que serei uma prefeita comprometida, um prefeita que vai suar a camisa, que vai fazer tudo o que é possível, para devolver a essa cidade o brilho e o respeito que ela merece.

A Deus, o pedido de luz nos momentos difíceis, de saúde para ter a forca necessária e de proteção a nossa querida Manhuaçu.

Muito obrigada e que Deus nos abençoe a todos.

Feliz Ano Novo!”