Guia Manhuaçu

Geral

18/12/2016

Morre o engenheiro sanitarista Jorge Espeschit

REDAÇÃO - Faleceu, pela manhã, neste domingo, 18/12, o ex-diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Manhuaçu, o engenheiro sanitarista Dr. Jorge Nogueira Espeschit.

Jorge Nogueira Espeschit nasceu em 8 de maio de 1927. No final dos anos 70, visando melhorar a situação da água na cidade foram firmados convênios, visando a construção do sistema de tratamento de água - obra realizada através de convênios entre a Prefeitura Municipal e a FSESP (Fundação Serviços de Saúde Pública - diretoria regional de Minas Gerais), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. A história da autarquia se confunde com a própria trajetória do engenheiro sanitarista.

Entre suas passagens e trabalhos junto ao SAAE, Dr. Jorge Espeschit foi diretor da autarquia no período de 2001 a 2004, na gestão do ex-prefeito Mário Assad.

AMBIENTALISTA

No tratamento de água, Jorge Espeschit sempre esteve à frente de seu tempo. Foi responsável por diversos avanços no setor que foram ampliados para todo o país.

Mas existe outro lado significativo de sua trajetória. No Km 47 da BR 262, a rodovia é margeada por duas das mais belas áreas naturais de Manhuaçu, o Sítio Graciema e o balneário Recanto no Paraíso, ambos de propriedade do engenheiro sanitarista Jorge Nogueira Espeschit.

Após aposentar-se seu Jorge havia resolvido dedicar o tempo livre para cuidar das reservas que estão em suas terras.

Ambientalista, Jorge Espeschit procurou criar as estradas e trilhas aproveitando o traçado natural do terreno, sem alterar a natureza ou derrubar uma árvore sequer.

Nos últimos anos, passou a morar em Belo Horizonte. Em 2015, foi homenageado pela Câmara de Manhuaçu.

Neste domingo, nas redes sociais, foram diversas manifestações de solidariedade aos familiares pelos amigos e funcionários que trabalharam com Dr. Jorge Espeschit no SAAE.

Ficam a saudade e as lembranças de um homem de grandes histórias e exemplos de sua dedicação ao próximo, à saúde pública e ao meio ambiente.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br