Guia Manhuaçu

Economia

29/11/2016

ACIAM avalia o desempenho da Black Friday em Manhuaçu

MANHUAÇU (MG) - Os consumidores se renderam à Black Friday. Importada do comércio americano, a data de mega-promoções, celebrada na sexta-feira pelo comércio de Manhuaçu e região, teve em 2016 seu ano de consolidação. Promovida com dois dias de duração, a ação promocional reuniu lojistas e atraiu um expressivo público consumidor para a cidade.

“A avaliação foi positiva. O objetivo era trazer o consumidor para comprar no comércio de Manhuaçu, envolver o comerciante e criar uma promoção verdadeira para fomentar e aquecer as vendas. Tivemos um grande movimento na cidade, atingindo todos os segmentos”, destaca Silvério Afonso Júnior, presidente da Associação Comercial de Manhuaçu (ACIAM), que promoveu a campanha local.

Em 2015, a ação foi elaborada pela ACIAM com apoio de várias empresas e teve uma repercussão maior do que o imaginado. Nesse ano, a campanha se consolidou. Foi mais planejada e os lojistas prepararam mais promoções específicas para a data. A criatividade foi um dos destaques nas variadas formas de ofertas e na decoração das lojas para chamar os clientes.

 “A Black Friday passou a fazer parte da cultura das empresas, que ampliam as promoções e os descontos, e dos consumidores, que se preparam para aproveitar a data”, analisa Silvério Afonso Júnior.

O dirigente ainda aproveitou para agradecer aos parceiros e ao comércio em geral que abraçaram e aderiram à campanha. “Não posso citar nomes em função da quantidade. Mas todos foram fundamentais para o sucesso da promoção. Agradeço o empenho e a união de todos e reforço que a ACIAM cumpriu seu papel”, destacou.

MOVIMENTO

Um esquema especial de segurança foi colocado nas ruas de Manhuaçu pelo 11º Batalhão de Polícia Militar. Segundo a avaliação do Capitão Agnaldo Schuab, o movimento foi comparado ao período que antecede o Natal.

O empresário Ramiro Franklin, da Bizz Propaganda, destacou que, apesar de ser uma campanha mundial, o movimento gerado em Manhuaçu foi em função da ação promocional daqui: “Tivemos a Black Friday em todo o mundo, mas notem que várias cidades do porte de Manhuaçu não tiveram movimento como aqui. Em função da campanha, trouxemos os consumidores para aproveitar as ofertas das lojas da cidade. Isso é um diferencial local”, afirmou.

Na sexta-feira, o presidente da Federaminas, Emílio Parolini, ligou parabenizando a campanha feita pela Aciam e citou a grande repercussão da Black Friday de Manhuaçu em outras cidades.

Apesar do sucesso e de bons resultados nas vendas de várias empresas, consumidores também reclamaram do tumulto e até mesmo de promoções enganosas. Para a ACIAM, apesar de ter verificado algumas dificuldades nesse sentido, o número de reclamações diminuiu em relação a 2015.

Assessoria de Imprensa