Guia Manhuaçu

Educação

15/11/2016

Escola Ana Mendes publica fotos antigas desde sua criação

SÃO PEDRO DO AVAÍ (MG) - A Escola Estadual Ana Mendes Pereira Dutra realiza pré-lançamento de sua página no facebook (https://www.facebook.com/eeampd/), onde que será possível acompanhar toda a trajetória da escola até os dias de hoje.

A iniciativa partiu da atual diretoria que, sempre teve como ideal divulgar a história da mesma. Tendo em vista que são muitas fotos e informações importantes, foi criado assim uma página no Facebook.

A página será atualizada regularmente pela equipe de Marketing que auxilia a escola nesta nova gestão. Fotos e fatos serão abordados de forma que sigam uma cronologia de acontecimentos de acordo com a época em que ocorreu.

Na página já está disponível um breve histórico da escola, onde que será possível entender a origem do nome atual da escola. E até mesmo o primeiro nome que foi dado a escola está lá.

HISTÓRICO DA ESCOLA

Pouco se sabe sobre a criação da escola: através de informações verbais sabe-se que o Prefeito Alencar Vargas criou a mesma no ano de 1889: não existe nenhum registro conhecido, que confirme este fato, assim como não existe até o momento, documentos que comprovem a autorização para o seu funcionamento naquela ocasião.

A primeira professora a trabalhar aqui foi a Sra. Ana Mendes Pereira Dutra. Algum tempo depois vieram de Caputira (MG) as Sras. Lady Muniz Dutra e Laurita Muniz Dutra que assumiram a regência das turmas trabalhando por vários anos nesta função.

A escola teve vários nomes: de acordo com Dona Taninha quando trabalhou como auxiliar de Dona Lady era chamada de ‘Joaquim Gonçalves Dutra’. Em 09 de Março de 1949 recebeu o nome de ‘Escola Primária de São Pedro do Avaí’, em 1952 foi chamada de ‘Escola Primária Pedro Dutra’. Com a conclusão do prédio no dia 08 de Maio de 1974 o Prefeito Getúlio Alves Vargas a chamou de ‘Escola Combinada de São Pedro do Avaí’. Nesta ocasião no dia 08 de Abril de 1974, a escola se torna estadual.

No dia 09 de Julho de 1985 passou a ser chamada ‘Ana Mendes Pereira Dutra’, cuja publicação se encontra no Diário Oficial de Minas Gerais de 10 de Julho de 1985, página 07, coluna 02. O nome escolhido foi a homenagem e o resgate da memória de D. Ana Mendes Pereira Dutra que foi a primeira professora de São Pedro do Avaí.

Em 03/03/1995 foi implantado o Ensino Médio com habilitação profissional de Magistério de 1º Grau (Professor de 1ª a 4ª série) de acordo com o Decreto nº 37.332 de 05/10/1995. Em 01/08/1997 foi publicada a Resolução nº 8034/97 que alterava o funcionamento do Ensino Médio e sua nucleação, tendo como base para a sua continuidade o número mínimo de 120 alunos concluintes do Ensino Fundamental, e como não havia o número exigido por lei, o Ensino Médio foi fechado e nucleado na E.E. Dr. Eloy Werner em Realeza.

Em 1997 durante o governo de Eduardo Azeredo, houve uma tentativa da S.R.E. junto com o governo do Estado e apoiados pela Câmara Municipal de Manhuaçu, de municipalizar a escola Ana Mendes, ou seja, colocá-la sob a administração municipal. Nesta ocasião outras escolas do município foram municipalizadas e a população foi apanhada de surpresa, sem ter tido a oportunidade de lutar contra. Não se sabe bem quem alertou os professores da E.E. Ana Mendes, mas estes tomaram conhecimento de que sem que a comunidade soubesse, a escola estava também na lista de municipalização. Diante disso os professores organizaram uma comissão e convocaram a comunidade para assinar um baixo assinado que foi levado à Câmara Municipal e entregue aos vereadores. Neste mesmo dia os professores foram à S.R.E. acompanhados por pais e colocaram para a superintendente da época a insatisfação da comunidade. Confrontados com a forte oposição da comunidade a municipalização não aconteceu, tempos depois, uma nova tentativa foi rechaçada pela comunidade junto à Câmara Municipal. Com o fim do governo de Eduardo Azeredo e a posse do novo governador Itamar Franco o projeto de municipalização foi arquivado, não se sabe até quando.

Página Oficial no Facebook:https://www.facebook.com/eeampd/