Guia Manhuaçu

Meio Ambiente

14/11/2016

Defesa Civil coloca Manhuaçu em estado de atenção por causa da chuva

MANHUAÇU (MG) - O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), alerta para o risco alto de inundações e deslizamentos de terra em toda a região leste de Minas e no Espírito Santo nesta terça-feira (15) e quarta-feira 16. Dois avisos especiais prevendo chuva significativa, também foram emitidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A Defesa Civil em Manhuaçu também emitiu alerta pedindo atenção dos moradores quanto a barrancos e áreas de alagamento.

O alerta de terça-feira é válido para a região do Espírito Santo e abrange grande parte da Zona da Mata entre Muriaé e o território Caparaó, na região de Manhuaçu.

No domingo (13), o Inpe havia divulgado previsões como avisos de atenção, com possibilidade também de raios e rajadas de vento. Mas alterou a previsão para avisos especiais, o que aumenta o risco para ocorrências adversas, como inundações e deslizamentos.

O aviso especial é o terceiro tipo em gravidade, em uma escala de cinco níveis usados pelo instituto. Esse tipo de alerta é emitido quando as condições de tempo são muito favoráveis para um fenômeno meteorológico adverso, pedindo para que os moradores estejam preparados para medidas de emergência.

De acordo com o Climatempo, pelo menos até o fim da semana, há condições para que grandes volumes de chuva sejam acumulados na região.

A Defesa Civil de Manhuaçu divulgou alerta nesta segunda-feira. Mesmo com a estiagem prolongada, o nível do rio que corta a cidade aumentou bastante. Moradores a beira rio e encostas devem permanecer em estado de atenção com novas chuvas fortes.

 

AVISO CEMADEN - 15/11– Previsão de risco geo-hidrológico

Nesta terça-feira (15/11/2016), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:

Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

A previsão meteorológica é de chuva no decorrer do dia no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro-leste de Minas Gerais. Em algumas localidades podem ocorrer pancadas de chuva com intensidade moderada a forte, com atenção para os grandes centros urbanos e suas regiões metropolitanas. No Espírito Santo, no Rio de Janeiro há possibilidade para acumulados significativos, superiores a 50 mm em 24h. A possibilidade de abertura, manutenção ou atualização de alertas de risco geo-hidrológicos é ALTA para São Paulo nos setores leste, principalmente o litoral, para o Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro-leste de Minas Gerais.