Guia Manhuaçu

Geral

03/11/2016

Dia de Finados leva movimento intenso aos cemitérios

MANHUAÇU (MG) - Desde as primeiras horas desta quarta-feira (02/11), data em que foi celebrada o Dia de Finados, o movimento foi intenso nos cemitérios de Manhuaçu. O dia foi marcado por homenagens e orações aos entes queridos que já partiram. Várias missas, cultos evangélicos e outras celebrações ocorram nos cemitérios e nas igrejas durante todo o dia.

O número de visitantes nos cemitérios foi intenso o dia todo. Para Dona Maria Isolete, a data é carregada de lembranças. “É um dia para gente lembrar dos familiares que morreram, das boas recordações que eles deixaram. É uma forma de consolo. Hoje precisamos rezar por eles e através da oração conseguimos matar um pouco da saudade”.

Tanto no cemitério Campo das Flores como no municipal, foram depositadas velas e flores nos túmulos. Algumas pessoas não continham as lágrimas por causa da saudade que apertava e as lembranças alegres vinham à tona, outras se postavam em oração ou até mesmo em silêncio.

Finados

Celebrado em vários países do mundo o Dia de Finados é uma homenagem aos mortos. A tradição começou no século XI e foi criada pelo abade francês, Odilon.  Finados nasceu como uma data para voltar toda a atenção aos falecidos, era uma época para homenagear e rezar para aqueles que partiram com o objetivo de que eles alcançassem a salvação eterna de suas almas.

Na idade média a preocupação da população com o “além da vida” na terra era grande. Por esse motivo os mortos eram sepultados dentro das igrejas acreditando que assim eles estariam mais perto de Deus. Só no século XVIII os cemitérios foram criados.

No Brasil o Dia de Finados é celebrado no dia 02 de novembro, a data é feriado nacional e adquiriu um caráter mais solene com a realização de missas e orações nos cemitérios e também a entrega de flores nos túmulos.