Guia Manhuaçu

A Cidade

 

Origem do nome

O nome Simonésia tem sua origem no fato de que os desbravadores Luciano Galo Nunes, Manuel Antônio Meira e outros, viajando mata adentro por aquela região procurando terra fértil para se instalarem, encontraram um Rio (Palmeiras) que serpenteava por entre palmeiras e que desembocava em outro Rio (São Simão). Chegaram a este local no dia 28 de outubro de 1855, dia de São Simão, por isso, dedicaram aquele lugar a este Santo.

História

O Distrito de São Simão, foi elevado à Freguesia pela Lei n° 1.744 de 8 de outubro de 1870, que transferiu a sede da Freguesia de Santa Margarida-MG para o Arraial de São Simão. Perdeu o direito no ano seguinte, que voltou para Santa Margarida.

Foi novamente criada a Freguesia em 5 de Novembro de 1877, pela Lei n° 2.407 que criou o município de Manhuaçu com sede em São Simão. Três anos depois, a sede passou para Manhuaçu e São Simão voltou a ser Distrito de Manhuaçu.

O município foi criado pelo Decreto-Lei n° 1.058 de 31 de dezembro de 1943, dando-lhe a denominação Simonésia, lembrando o Padroeiro São Simão, com o território sendo desmembrado de Manhuaçu.

O município é constituído atualmente pela sede e por dois  distritos: Alegria e São Simão do Rio Preto.